≡ Menu

Estudo Bíblico Jeremias: A SOBERANIA E AUTORIDADE DE DEUS Lição 6 (Escola Dominical).

A SOBERANIA E AUTORIDADE DE DEUS
Texto Áureo:  ”Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Rm 9.21).

Leitura Bíblica em Classe – Jeremias 18.1-10


A SOBERANIA DIVINA EM RELAÇÃO AO HOMEM

1. O QUE ELE QUER REALIZAR ELE REALIZA

* Deus não oculta seus propósitos antes Ele revela – Jeremias 18.1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:  Amós 3.7 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
* Deus é implacável quando não existe obediência – Jeremias 18.2 Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Ez 12.25 Porque eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá; não será mais adiada; porque em vossos dias, ó casa rebelde, falarei uma palavra e a cumprirei, diz o Senhor DEUS.
* Deus é o oleiro constante em aprimorar sua obra – Jeremias 18.3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Jo 5.17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

2. O QUE ELE QUER PREPARAR ELE PREPARA
* Tudo que Deus faz em nós tem que ser perfeito – Jeremias 18.4 Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Filipenses 1.6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
* Tudo que Deus faz é para sermos vasos de honra - Jeremias 18.6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Romanos 9.21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
* Tudo que Deus faz mostra sua soberania universal – Jeremias 18.7 No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir, Is 43.13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
3. O QUE ELE QUER MODELAR ELE MODELA

* Deus realiza os bens positivos por meio da disciplina - Jeremias 18.8 se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
* Deus faz o plantio positivo através do arrependimento - Jeremias 18.9 E, no momento em que eu falar de uma gente e de um reino, para o edificar e para plantar, Isaías 64.8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos
* Deus pode reter benefícios se não lhe derem ouvidos – Jeremias 18.10 se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que tinha dito lhe faria. Isaías 45.9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?

Ir para a lição 7 clique aqui.

Começe a ler desde da lição 1 clique aqui.

{ 0 comments… add one }

Leave a Comment