≡ Menu

Sermão, Estudo Bíblico: Não Fique em Cima do Muro

SERMÃO

 

Passagem Bíblica

1 Re 18:21

 

21 Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu (Nova Versão Internacional)

21 Elias, chegando-se a todo o povo, disse: Até quando claudicareis para duas partes? se Jeová é Deus, segui-o; se, porém, Baal o é, segui-o. O povo não lhe respondeu palavra. (Versão Bíblica Britânica)

21 Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: Até quando claudicareis dos dois pés? Se o Senhor é Deus, segui-o, mas se é Baal, segui a Baal! O povo nada respondeu. (Versão Católica)

21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada. (Versão ARC)

Tema do Sermão

 

Oscilação na vida cristã

Título do Sermão

 

Não fiqueis em cima do muro

Introdução ao Sermão

Meditaremos nesta oportunidade sobre as oscilações que nos são propostas ao longo da caminhada, mas não são aceitas como opção aceitável ou ponderável na vida cristã.

Corpo do Sermão

Amados esta passagem retrata a ocasião em que Elias é confrontado a revelar a soberania do Deus sobre todos e quaisquer falsos deuses, no decorrer do capítulo 18 de primeira Reis, o profeta do Senhor põe prova aos 850 falsos profetas, uns de Baal (em número de 450) e outros de Asera (400), para demostrarem ao povo de Israel e ao rei Acabe quem é o verdadeiro Deus, aquele que podeira consumir o sacrifício com fogo. Antes de se começar os preparativos para o sacrifício Elias profere as palavras que servirão para nortearmos a Palavra de hoje.

Foram lidas 04 versões diferentes do mesmo texto, em algumas vimos a expressão “claudicareis”, em outras “oscilareis” e até “coxeareis”, que constuem-se versos sinôminos, com sentidos próximos. Esses verbos querem nos dizer  que a pergunta de Elias era sobre o proceder do povo, de um andar irregular, imperfeito, faltoso.

Por exemplo, o verbo claudicar é um verbo intransitivo, o que significa de não precisa de complemeto, sua idéia é completa em si mesmo (como é o caso do verbo morrer), quando o texto fala claudicareis das duas partes há uma nítida revelação de que se quer dar ênfase, destaque, atenção ao fato da lesão espiritual de Israel, pois uma pessoal que é coxa anda com dificuldade e se esta enfermidade atinge suas duas pernas a caminhada pode ser difícil, quase impossível. Elias passa a idéia que ele caminhava sozinho em meio ao povo de Deus, até os outros profetas do Senhor estavam mortos ou escondidos (versículo 22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.).

O verbo claudicar não foi utilizado de forma aleatória no texto, sua origem é duvidosa, é defendido por alguns que surgiu por causa do Imperador Romano Tibério Cláudio César Augusto Germânico que era coxo e gago; então de Cláudio vem a palavra claudicar. É possível que essa lesão tenha sido causada quando uma mulher que o pegava no colo o deixou cair no chão ainda quando pequeno e esta imperfeição fez com que Cláudio se afastasse de sua família. Da mesma forma a queda espiritual deixou o povo coxo (imperfeito) e isto o afastou do Pai Celestial. Não podemos negar que o uso desse verbo é de indiscritível relevância a idéia central da passagem bíblica.

Baseado nessa introdução vamos descatar alguns pontos:

  1. Tempo (atualidade): …até quando…

Nos é pergundado aqui até quando ficaremos andando de forma desordenada, por quanto tempo mais nos renderiamos aos apelos da atualidade, do que nos cerca, vemos 450 profetas apontarem uma moda e mais 400 apontarem um estilo estilo de vida, querem nos ensinar a pensar e escolher, e quando vemos somente um servo de Deus (Elias) dizendo diferente, apontando em outra direção dizemos que ele é que está errado; até quando vamos ceder ao modismo de Baal ou ao estilo de vida de Asera…até quando…até quando?

  1. Caminhada: …claudicareis dos dois pés?

Uma pessoa com as duas pernas enfermas pode até ter dificuldade de andar, mas ela só fica parada se quiser, ela pode buscar recursos, meios, ajuda para continuar sua caminhada, porém se ela se acomoda, busca desculpa na sua falha, vive de saudosismo e passado, remoendo suas imperfeições e olhando sua coxeadura ela vai morrer parada, vai viver numa encruzilhada existencial.

Amado você não pode parar, mesmo que você olhe para o lado e veja todos como as mesmas imperfeições você tem que continuar a caminhada. Quem caminha quer chegar em algum lugar, tem um alvo, um propósito…a palavra pecado significa errar o alvo. Siga o caminho que é Jesus Cristo, não pare, não se desvie, não desanime.

  1. Fidelidade x Infidelidade: Elias pergunta ao povo a quem segues.

Temos que saber a quem realmente seguimos, a quem realmente servimos, se a Deus Todo-Poderoso ou aos deuses do nosso tempo (ganância, prostituição, egoísmo, infidelidade conjugal, fofoca, internet, televisão, etc.).

Naquele tempo o povo passava por escassez de água, não chovia a 03 anos e mesmo assim alguém tinha consigo cerga de 12 litros de água que foram dadas ao profeta de Deus para jogar sobre o holocausto e provar que nosso Senhor não usa de trapassa ou ilusões para com seu povo.

Infelizmente, hoje, vivemos numa escassez espiritual, onde tudo nos é atrativo, mas nada sacia nossa sede. E mesmo assim sempre vai haver uma pessoa pronta a te dar água para matar sua sede espiritual. Pense amado, hoje você pode doar a sua água a quantas pessoas? Quanto nós temos usado nossa água para honrar a Deus e fazer com que todos dobrem seus joelhos diante a Sua Majestade?

 

  1. Apatia: O povo não lhe respondeu palavra.

A palavra apatia provém do grego clássico apatheia. Páthos em grego, significa “tudo aquilo que afeta o corpo ou a alma.

O povo estava apático, indeciso, morno com corpo e alma afetados pelo comodismo. E aquele que é morno é vomitado da boca de Deus (Apocalipse 3:15-16 15Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.) Esta palavra é dirigida a Igreja de Laodicéia, essa cidade ficava num entroncamento entre 03 cidades, era ativamente econômica, rica, produzia lã e roupas, ensinava medicina, praticamente não sofria perseguição da fé.

Amados irmãos e irmãs não dá mais para servimos a dois senhores, não podemos servir ao mundo e a Deus. É isso que Elias quis dizer lá no Antigo Testamento. Se você quer seguir Baal siga-o, se você quiser seguir Deus siga-o; se quiser ser quente seja, se quiser ser frio seja! Mas não há mais tempo para ser morno, para ficar em cima do muro porque você será vomitado.

Não dá para viver apatia com Cristo, não podemos dizer que deixamos nosso espírito ser afetado por Deus, mas nosso corpo é afetado pelo mundo. O Pai nos quer por completos (Tiago 4:4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.)

Um filósofo russo chamado Dostoievski, que é considerado o pai do existencialismo (doutrina que considera cada ser humano como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino) certa vez disse: “Todo homem carrega dentro de si um vazio do tamanho de Deus?”.

Tem muita gente que quer completar esse vazio com drogas, outros com sexo, outros com infidelidade, outros com falsos deuses, outros com dinheiro, outros com roupas caras, outros com desculpas, outros com mentiras, outros com egoísmo, entre tantas outras coisas.

Eu quero te perguntar se você quer completar sua vida com Deus ou vai continuar em cima do muro?

 

 

Ilustração

Recapitulação e Aplicação do Sermão

Apelo ao Público

Quero te convidar em nome de Jesus a vir até a frente e completar sua vida com Deus, aceitar que não há mais tempo para ser morno, para ficar em cima do muro. O Criador te faz esse convite e fala: Apocalipse 3:19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.

Deixe sua coxeadura nesse momento e ande em direção ao Alvo (Jesus).

Comments on this entry are closed.