Sermão Estudo Bíblico Sobre Liderança, Resolvendo Problemas: Sara realiza a vontade de Deus do jeito dela

Solução de problemas

Sara realiza a vontade de Deus do jeito dela

(Gn 16.1-16)

Aqueles que lidam com solução de problemas, uma das 21 Qualidades Indispensáveis de um Líder, descobrem que essa e uma das maneiras mais rápidas de se conquistar liderança em qualquer grupo. Toda pessoa que pode solucionar problemas sempre exercerá influência.

Mas a influência obtida nem sempre é positiva. Considere o caso de Sara. Deus tinha dito a Abraão, o marido dela, que seus descendentes se tornariam tão numerosos quanto a areia na praia do mar e estrelas dos céus. Mas havia um problema: Sara era estéril e havia ultrapassado a idade de gerar filhos. Enquanto os anos passavam, o cumprimento da promessa de Deus parecia cada vez mais distante.

Sara enfrentou um problema e sentiu-se compelida a resolvê-lo. Faltava-lhe paciência para confiar que Deus cumpriria a sua promessa. Então, Sara apelou para os seus métodos próprios. Depois de esperar mais do que uma década, pensou que havia esperado tempo suficiente e, de maneira pouco sábia, tentou cumprir a vontade de Deus do jeito dela, através de uma serva egípcia chamada Agar.

No entanto, a solução de Sara nunca lhe proporcionou paz. Quando Agar ficou grávida de Abraão e deu à luz um filho chamado Ismael, Sara desprezou Agar bem como o seu filho recém-nascido. Agar fez o que se lhe pediu, mas a satisfação frustrou Sara.

Fantasia do controle!

O verdadeiro problema de Sara não foi a necessidade de um descendente, mas sua impaciência. Sara queria ter o controle nas mãos, coisa que tem angustiado muitos líderes durante toda a história. Ao invés de confiar em Deus, sara empreendeu esforços para que a promessa se cumprisse, usando seus próprios métodos de acordo com os seus cálculos do tempo. Ele dependia de sua própria força quando devia ter confiado no Deus Altíssimo. Ela ilustra o que acontece quando líderes inseguros tentam trabalhar independentemente de Deus. Líderes inseguros:

1 Acreditam que Deus está desatento, ausente ou mesmo contra eles.

2. Permitem que as circunstâncias determinem sua compreensão do caráter de Deus.

3. Vêem a vida sob uma perspectiva de escassez ao invés de abundância.

4. Tornam-se egoístas e manipuladores.

5. Sentem-se intimidados e tratam outros através da intimidação.

6.Ressentem-se do sucesso de outros e ficam raivosos com os mesmos.

7 Pensam que, se uma pessoa é bem sucedida, outro deve perder.

8. Culpam outros por seus dilemas.

9. Vêem a si como mártires.

10. Concluem que tentativas de controle parecem mais lógicas do que confiar em Deus.

Você se identifica com Sara? Você luta com o desejo de controlar os problemas ao invés de realizar as coisas de acordo com a vontade de Deus? Se esse é o caso, peça que Deus lhe revele como ele quer que você lide com os seus problemas de maneira tal que isso honre a ele.

John Maxwell

Conheceça a bíblia da liderança Clique Aqui ou Acesse centralbiblias.com.br