Sermão Tema: VIDA VITORIOSA II Co. 2.14-16 (Ânimo, Coragem e Vitória)

Texto: II Co. 2.14-16
Tema: VIDA VITORIOSA

INTRODUÇÃO
Você nasceu para ser uma pessoa vitoriosa. Nas palavras Bíblicas esta frase ficaria da seguinte forma: Deus te chamou para ter uma vida abundante. E isso tem sido uma verdade em sua vida? Você tem vivido uma vida vitoriosa ou abundante? Mas tudo revolve em torno do significado da expressão: Vida Vitoriosa. O que é ter uma vida abundante? O que significa ter uma vida vitoriosa? No texto que lemos Paulo diz que Deus sempre nos conduz em triunfo. Não é de vez enquanto, 99 por cento das vezes, mas sempre.
Sendo assim, à luz do texto em epígrafe, gostaria de pontuar quatro verdades sobre a sua vida vitoriosa em Cristo:

1) OTIMISMO INDESTRUTÍVEL – Vr. 14 “Graças a Deus…”
Aqui não é o poder de um pensamento positivo, mas a segurança de um coração que sabe dar graças a Deus por toda e qualquer situação na certeza de que Ele mesmo nos levará a salvo para o Seu reino.
Filipenses 2.2 “Em tudo dai graças” – Não é: Por tudo daí graças, mas em tudo daí graças. Uma vida vitoriosa possui um coração otimista que enxerga a vida com os olhos de Deus.

2) SUCESSO CONSTANTE – Vr. 14 “… sempre nos conduz em triunfo”
Paulo, por ser cidadão Romano, faz um paralelo aqui em 2 Coríntios 2.14 com as guerras romanas. De como os generais saíam para as guerras e voltavam vitoriosos em desfile pela cidade com o troféu de sua vitória; a saber, o exército inimigo acorrentado.

Paulo está dizendo que o nosso General sempre nos conduzirá em triunfo. Ele sempre estará à frente da guerra e retornaremos vitoriosos à cidade. As lutas são renhidas, a guerra é apertada, os inimigos se levantam e se avolumam. Mas lembre-se: “Caiam mil ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.” No final do dia, depois de uma batalha travada com exércitos arregimentados sobre você, você sempre voltará em triunfo.

3) IMPACTO GLOBAL – Vr. 14 “… manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.”
Qual tem sido o impacto que você tem causado na vida daqueles que te rodeiam no dia a dia? Os vs. 15-16 dizem que somos o bom perfume de Cristo e que manifestamos a sua fragrânia em todo lugar.

4) INTEGRIDADE INEGOCIÁVEL – Vr. 17 “…Não mercadejamos a Palavra.”
Qual é o modelo de sucesso da sociedade atual? Para você ter sucesso nos padrões da sociedade pós-moderna provavelmente, em algum momento de sua carreira, você precisará negociar sua própria consciência: que será manifestada por abrir mão de seus valores e comportamentos. Você terá que fazer como Saul fez: “Forçado pelas circunstâncias, ofereci sacrifício” – Você será testado e provado para saber se sua vida cristã continuará pura.

Então vejam, as épocas passam, os movimentos mudando, os sistemas são reformados. Mas há a mesma essência de tudo: A essência da luta entre o bem e o mal e entre o que Deus diz e o que o diabo diz que Deus diz.

Nesta luta, teremos que tomar uma posição: Abriremos mãos dos valores espirituais e Bíblicos, mercadejaremos a Palavra de Deus, iremos vender a nossa consciência? De forma nenhuma, não mercadejamos a Palavra de Deus.
Para Paulo a nossa integridade cristã é inegociável. Deus te chama a viver um Cristianismo autêntico e inegociável.

CONCLUSÃO

Vida vitoriosa: Nada menos do que isso Deus tem chamado essa igreja a viver neste tempo. Sem medo de sermos confundidos com as filosofias vãs, precisamos alcançar toda a plenitude de uma vida abundante que Deus tem para cada um de nós.

Relacione abaixo um exemplo nesta semana que exemplifica a sua vida vitoriosa:
Reverendo Jorge Luiz Patrocínio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>